Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 50




SALMO 50 (49) 

Deus não é cúmplice da injustiça

Salmo. De Asaf.

1     Javé, o Deus dos deuses, fala, convocando a terra, do nascente ao poente.

2     De Sião, a formosa, Deus resplandece:

3     o nosso Deus vem, e não vai se calar.

      À sua frente, vem um fogo devorador, e, ao seu redor, tempestade violenta.

4     Do alto ele convoca céu e terra para julgar o seu povo:

5     Reúnam junto a mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício!

6     Que o céu proclame a sua justiça, pois o próprio Deus vai julgar.

7     Ouça, meu povo, que eu vou falar a você, Israel, eu vou testemunhar contra você. Eu sou Deus, o seu Deus!

8     Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão sempre diante de mim.

9     Porém, não vou tomar nenhum novilho de sua casa, e nem mesmo um cabrito de seus currais;

10    pois são minhas todas as feras da selva, e os animais das montanhas, aos milhares.

11    Conheço todos os pássaros do céu, e o rebanho dos campos me pertence.

12    Se eu tivesse fome, não diria a você, pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe.

13    Por acaso eu comeria carne de touros, ou beberia sangue de cabritos?

14    Ofereça a Deus um sacrifício de confissão, e cumpra os seus votos ao Altíssimo.

15    Invoque-me no dia da angústia: eu o livrarei, e você me glorificará.

16    Ao injusto, porém, Deus declara:

      De que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança,

17    se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras?

18    Se você vê um ladrão, você o acompanha e se mistura com os adúlteros.

19    Você solta sua boca para o mal, e seus lábios tramam a fraude.

20    Você se assenta para falar contra o seu irmão, e desonra o filho de sua mãe.

21    Você se comporta assim, e eu devo me calar? Você imagina que eu seja como você?

      Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!

22    Considerem isso, vocês que se esquecem de Deus. Senão, eu vou dilacerar vocês, e ninguém os libertará!

23    Quem me oferece um sacrifício de confissão me glorifica;

      e a quem segue o bom caminho, eu mostrarei a salvação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário