Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 73






SALMO 73 (72) 

Vale a pena ser justo?

Salmo. De Asaf.

1     De fato, Deus é bom para Israel, para os puros de coração.

2     Mas por pouco meus pés não tropeçavam; um nada, e meus passos escorregavam,

3     porque invejei os arrogantes, vendo a prosperidade dos injustos.

4     Vejam! Para eles não há tormentos, e seu corpo é sadio e robusto.

5     A fadiga dos mortais não os atinge, eles não são molestados como os outros.

6     Daí a soberba, que eles usam como colar, e a violência que os envolve como veste.

7     O pecado lhes brota da gordura, e seu coração transborda em maus projetos.

8     Zombam e falam maliciosamente, falam do alto, oprimindo.

9     No céu colocam a boca, e sua língua percorre a terra.

10    Desse modo eles saciam a si próprios, sugando para si as águas de todo o mar.

11    E dizem: Como Deus pode saber? Existe conhecimento no Altíssimo?

12    Eis aí! Os injustos são assim e, sempre tranqüilos, acumulam riquezas!

13    De fato, foi inútil conservar puro o meu coração, e lavar na inocência as minhas mãos!

14    Sim, eu sou molestado o dia inteiro, e castigado a cada manhã...

15    Se eu dissesse: Vou falar como eles!, já renegaria a assembléia de teus filhos.

16    Então refleti para compreender, mas que fadiga era isso para os meus olhos!

17    Até que fui penetrando no mistério de Deus, e então compreendi o destino deles.

18    De fato, tu os colocas em ladeiras, tu os fazes cair em ruínas.

19    Vejam: num instante são reduzidos ao terror, deixam de existir e perecem, presas do pavor!

20    Como um sonho ao despertar, ó Senhor, ao acordar, tu desprezas a imagem deles.

21    Se o meu coração se azedava e eu espicaçava meus rins,

22    é porque eu era imbecil e nada entendia. Eu era um animal junto a ti.

23    Eu, porém, estou sempre contigo. Tu me agarraste pela mão direita.

24    Tu me guias com o teu conselho e com glória me conduzes.

25    Contigo, de quem necessitarei no céu? Contigo, nada mais me satisfaz na terra.

26    Minha carne e meu coração podem se consumir: minha rocha e porção é Deus para sempre!

27    Sim, os que se afastam de ti se perdem, tu rejeitas todos os teus adúlteros.

28    Eu, porém, estou feliz de estar com Deus, e em Deus colocar o meu abrigo, para contar as tuas obras todas (junto às portas de Sião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário