Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 89




SALMO 89 (88) 

Deus é amor fiel

Poema. De Etã, o ezraíta.

2     Cantarei para sempre o amor de Javé, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade.

3     Pois eu disse: Teu amor é um edifício eterno. Tu firmaste a tua fidelidade mais que o céu.

4     Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi:

5     Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você.

6     O céu proclama a tua maravilha, Javé, e a tua fidelidade na assembléia dos anjos.

7     Sobre as nuvens, quem é como Javé? Dentre os seres divinos, quem é como Javé?

8     Deus é terrível no conselho dos anjos, grande e terrível com toda a sua corte.

9     Javé dos Exércitos, quem é igual a ti? O poder e a fidelidade te envolvem.

10    Tu dominas o orgulho do mar e amansas as ondas que se elevam.

11    Tu esmagaste Raab como a um cadáver, teu braço poderoso dispersou teus inimigos.

12    Teu é o céu, e a terra pertence a ti, tu fundaste o mundo, e tudo o que nele existe.

13    O norte e o sul, tu os criaste. O Tabor e o Hermon aclamam o teu nome.

14    Teu braço é poderoso, tua esquerda é forte, e tua direita elevada.

15    Justiça e Direito sustentam o teu trono. Amor e Fidelidade precedem a tua face.

16    Feliz o povo que sabe te aclamar: ele caminhará, ó Javé, à luz da tua face.

17    Teu nome é o seu prazer a cada dia, e tua justiça é o seu orgulho.

18    Sim, tu és a honra e a força dele, e com teu favor levantas nossa fronte.

19    Porque Javé é o nosso escudo, nosso rei é o Santo de Israel.

20    Outrora falaste numa visão aos teus fiéis:

      Prestei auxílio a um bravo, exaltei um eleito dentre o povo:

21    encontrei o meu servo Davi, e o ungi com meu óleo santo,

22    para que minha mão esteja sempre com ele, e meu braço o torne valoroso.

23    O inimigo não poderá enganá-lo, nem o perverso humilhá-lo.

24    Diante dele esmagarei seus opressores e ferirei seus inimigos.

25    Minha fidelidade e amor estarão com ele, e por meu nome seu poder crescerá:

26    estenderei sua esquerda até o mar, e sua direita até os rios.

27    Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!’

28    E eu o tornarei meu primogênito, o altíssimo sobre os reis da terra.

29    Para sempre vou manter com ele o meu amor, e minha aliança com ele será firme.

30    Vou dar a ele uma descendência para sempre, e um trono duradouro como o céu.

31    Se os filhos dele abandonarem a minha lei e não seguirem minhas normas;

32    se profanarem meus estatutos e não guardarem meus mandamentos,

33    eu punirei a transgressão deles com vara, e suas culpas com açoites.

34    Mas nunca vou tirar-lhes o meu amor, nem desmentir a minha fidelidade.

35    Jamais violarei a minha aliança, nem mudarei as minhas promessas.

36    Por minha santidade, eu jurei uma vez: Jamais mentirei a Davi.

37    Sua descendência será perpétua, seu trono como o sol à minha frente,

38    como a lua, firmada para sempre: seu trono será mais firme que o céu.

39    Tu, porém, o rejeitaste e desprezaste, ficaste indignado com o teu ungido.

40    Quebraste a aliança com o teu servo, até ao chão profanaste a sua coroa.

41    Derrubaste suas muralhas e arruinaste suas fortalezas.

42    Todos os passantes o saqueiam, e ele se tornou zombaria dos vizinhos.

43    Exaltaste a direita dos seus opressores, alegraste seus inimigos todos.

44    Cegaste o corte da sua espada, e não o sustentaste na batalha.

45    Quebraste o seu cetro glorioso, e derrubaste o seu trono por terra.

46    Encurtaste os dias da sua juventude, e o cobriste de vergonha.

47    Javé, até quando te esconderás? Até quando arderá o fogo de tua cólera?

48    Lembra, Senhor, como é breve minha vida, como passam rápido os homens que criaste!

49    Quem viverá sem ver a morte? Quem tirará sua vida das garras do túmulo?

50    Onde está, Senhor, o antigo amor, que, por tua fidelidade, juraste a Davi?

51    Lembra-te, Senhor, da desonra dos teus servos: eu levo em meu peito todas as afrontas dos povos.

52    Lembra-te de como teus inimigos ultrajaram, ó Javé, de como ultrajaram as pegadas do teu ungido!

53    Seja bendito Javé para sempre! Amém! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário