Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 18




SALMO 18 (17) 

A função da autoridade

Do mestre de canto. De Davi, servo de Javé. Ele dirigiu a Javé as palavras deste cântico, quando Javé o libertou de todos os seus inimigos e da mão de Saul.

1     Ele disse: Eu te amo, Javé. Tu és a minha força!

2     Javé, meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador; meu Deus, rocha minha, meu refúgio, meu escudo,

      força que me salva, meu baluarte!

3     Louvado seja! Eu invoquei Javé, e fui salvo dos meus inimigos!

4     Ondas mortais me envolviam, torrentes destruidoras me aterravam,

5     cercavam-me laços mortais, as ciladas da morte me atingiam.

6     No meu aperto invoquei Javé, ao meu Deus lancei o meu grito.

      Do seu templo ele ouviu a minha voz, o meu grito chegou-lhe aos ouvidos.

7     E a terra balançou e tremeu, as bases dos montes se abalaram, estremeceram com o furor dele.

8     De suas narinas subiu a fumaça e da sua boca um fogo voraz: dela saíam brasas ardentes.

9     Ele inclinou o céu e desceu, tendo aos pés uma nuvem escura;

10    ele cavalgou um querubim, e voou, planando sobre as asas do vento.

11    Das trevas fez seu manto, águas escuras e nuvens espessas o rodeavam como tenda.

12    Com o fulgor da sua presença, as nuvens se desfizeram em granizo e centelhas.

13    Javé trovejou no céu, o Altíssimo fez ouvir sua voz;

14    lançou suas flechas e os dispersou, e os expulsou, lançando seus raios.

15    O leito do mar apareceu, as bases do mundo se descobriram,

      por causa do teu estrondo, Javé, e do vento que soprava das tuas narinas.

16    Do alto ele me mandou buscar; tirou-me das águas torrenciais.

17    Livrou-me de um poderoso inimigo, de adversários mais fortes do que eu.

18    Atacaram-me no dia da derrota, porém Javé foi um apoio para mim.

19    Ele me fez sair para lugar espaçoso; libertou-me, porque ele me ama.

20    Javé me tratou segundo a minha justiça, e me retribuiu conforme a pureza de minhas mãos,

21    porque observei os caminhos de Javé, e não me rebelei contra o meu Deus.

22    Seus julgamentos estão todos à minha frente, nunca me apartei dos seus decretos;

23    fui íntegro para com ele e me guardei da injustiça.

24    Javé retribuiu a minha justiça, a pureza de minhas mãos em sua presença.

25    Com o fiel és fiel, com o íntegro tu és íntegro,

26    com quem é puro tu és puro, mas com o perverso tu és astuto.

27    Tu salvas o povo pobre e rebaixas os olhos altivos.

28    Javé, tu és a minha lâmpada; meu Deus, tu iluminas a minha treva.

29    Sim, contigo eu corro ao ataque, com meu Deus eu assalto a muralha.

30    O caminho de Deus é perfeito, a palavra de Javé é comprovada.

      Ele é um escudo para os que nele se abrigam.

31    Quem é Deus, além de Javé? E quem é rochedo, fora o nosso Deus?

32    Ele é o Deus que me cinge de força, e torna perfeito o meu caminho.

33    Ele iguala meus pés aos pés das corças e me sustenta firme nas alturas.

34    Adestra as minhas mãos para a guerra, e o meu braço estica o arco de bronze.

35    Tu me deste o teu escudo salvador, tua direita me sustentou, e me atendeste sem parar.

36    Alargaste os meus passos, e meus tornozelos não fraquejaram.

37    Persegui e alcancei os meus inimigos, e não voltei sem os ter consumido.

38    Eu os derrotei, e não puderam levantar-se; eles caíram debaixo dos meus pés.

39    Tu me cingiste com vigor para o combate e curvaste sob mim os agressores.

40    Tu me entregaste a nuca dos inimigos, e eu exterminei os meus adversários.

41    Eles gritaram, mas ninguém os socorreu. Gritaram para Javé, mas ele não respondeu.

42    Eu os reduzi como a poeira ao vento, eu os pisei como o barro das ruas.

43    Tu me livraste das contendas do meu povo, e me puseste como chefe de nações; um povo desconhecido tornou-se meu vassalo.

44    Os estrangeiros submetiam-se a mim, davam-me ouvidos e me obedeciam.

45    Os estrangeiros se enfraqueciam e saíam tremendo de suas fortalezas.

46    Viva Javé! Bendito seja o meu rochedo! Exaltado seja o meu Deus e salvador,

47    o Deus que me concedeu as vinganças e submeteu a mim os povos;

48    que me livrou de inimigos furiosos, me exaltou sobre os meus agressores, e me salvou do homem cruel.

49    Por isso eu te louvo entre as nações, Javé, e toco em honra do teu nome:

50    Ele dá grandes vitórias ao seu rei, e age pelo seu ungido com amor, por Davi e sua descendência para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário