1 de Fevereiro
Santa Veridiana, VIRGEM
(Toscana- Itália, 1242+)
Nasceu na Toscana, consagrou-se desde muito jovem sua castidade a Deus. Fez peregrinação a Santiago de Compostela e a Roma, retornando depois à terra natal, onde viveu murada numa cela, durante 34 anos, em meio a penitências e recebendo grandes graças.
No primeiro dia de fevereiro de 1242, todos os sinos do Castel fiorentino em Florença tocaram sozinhos, tocando todos juntos. Quando os moradores perceberam que tocavam sozinhos, porque eles anunciavam a morte de Veridiana.
Nasceu em 1182, nos arredores da cidade que amou e onde viveu quase toda sua a sua vida, só que trancada numa pequena cela, por sua própria vontade. Pertencia a uma família nobre e rica os Attavanti. Veridiana levou uma vida santa, que ficou conhecida muito além de sua terra, ela recebeu a visita de seu conterrâneo Francisco de Assis, que a abençoou e a admitiu na Ordem Terceira, em 1221.
A riqueza da família, passando por dificuldades, Veridiana sempre usou em favor dos mais necessitados. Um dos talentos atribuídos à ela, mostra bem o tamanho de sua bondade. Certa vez um dos seus tios muito rico, deixou aos seus cuidados grande parte de seus bens, que eram as colheitas de suas terras.
A cidade atravessava uma época terrível de pobreza e fome, seu tio não pensou em ajudar os necessitados, era um mercador e assim aproveitando-se da miséria. Durante algum tempo procurou vender grande parte desses produtos, o que vendeu por um preço elevado, obtendo grande lucro. Mas, ao levar o comprador para retirar o produto vendido, tomou um susto, tudo em seus depósitos haviam sumido. Veridiana tinha distribuído tudo aos necessitados.
Seu tio comerciante ficou furioso, pediu um prazo de 24 horas ao comprador e ordenou a Veridiana que resolvesse o problema, já que foi culpa dela. No dia seguinte, na hora exata que seu tio lhe deu, os depósitos estavam novamente cheios, e ele pôde negociar.
Santa Veridiana depois de uma peregrinação, ao túmulo de Tiago em Compostela-Espanha, um lugar de peregrinação muito procurado quanto Roma, isso tudo por conta dos túmulos de São Pedro e São Paulo, retornando se decidiu pela vida religiosa e reclusa.
Para não se afastar da cidade, seus amigos e parentes construíram uma pequena e desconfortável cela, próxima ao Oratório de Santo Antônio, onde ela viveu 34 anos de penitência e solidão. A cela possuía uma janela pequena, por onde ela assistia às missas e recebia suas poucas visitas e refeições, ela comia pouco apenas para que não morresse de fome.
O culto de Santa Veridiana, foi aprovado pelo papa Clemente VII, no ano de 1533.
Santa Veridiana também se tornou, a protetora do presídio feminino de Florença, sua devoção é muito popular na região da Toscana, na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário